Comitê Local do VOU realiza primeiro encontro em Ipatinga

Vo·lun·tá·ri·o:

  • Que é feito espontaneamente, por vontade própria, sem obrigação ou controle; espontâneo.
  • Indivíduo que realiza um trabalho apenas para prestar ajuda ao próximo ou a uma instituição, sem receber remuneração.


Essas são algumas definições que encontramos no dicionário quando buscamos pela palavra voluntário. Quem participa de ação voluntária sabe o que significado vai além. Ajudar ao próximo é ajudar a si mesmo, é colher emoções, colecionar histórias, marcar vidas, fazer a diferença.

Por isso, há quase três anos nascia o Voluntários Usiminas – VOU, iniciativa que chegou para fortalecer e ampliar a nossa atuação social, característica presente no DNA da Usiminas desde sua fundação. E como nosso objetivo é sempre evoluir, acabamos de dar mais um passo importante: as unidades contam agora com os Comitês Locais.

O pontapé foi dado em Ipatinga, nesta quarta, 12/4, com o primeiro encontro do Comitê Local da unidade, formado por um grupo de voluntários que será responsável por apoiar e atuar como facilitadores no desenvolvimento das ações voluntárias. E neste contexto estão desde iniciativas como a Campanha do Agasalho, até aquelas mais estruturantes, como o Programa Mentoria Plano de Vida, que contribui para formação cidadã de jovens da rede pública de ensino.

A diretora de Comunicação e Responsabilidade Social, Ana Gabriela Dias Cardoso, explica que a criação dos comitês é mais uma iniciativa que vem para dar suporte ao trabalho realizado pelos voluntários. “Ninguém melhor do que os próprios colaboradores, que conhecem e vivenciam a realidade da comunidade, para apoiar as necessidades e as demandas que podem ser realizadas pelo programa. Por meio da experiência deles, teremos condições de potencializar a atuação do VOU, mobilizando voluntários e áreas parceiras”, comenta.

“Sempre que realizo uma ação voluntária eu aprendo. É impossível não ser impactado pelo bem que se faz ao outro”, contou Sidney Cirino do Nascimento, voluntário e membro do Comitê de Ipatinga.

Como vai funcionar?

Os participantes do Comitê serão o ponto focal para os demais colaboradores. Eles foram capacitados, por meio de uma consultoria especializada, e estão aptos a orientar os demais colegas. Então, se você tem sugestão de alguma iniciativa para ser realizada, procure por um deles.

Em breve serão realizados encontros com os comitês da Usina de Cubatão e da Mineração Usiminas.